Lombociatalgia: Entenda como Funciona essa Doença
A lombociatalgia é um estreitamento da coluna lombar e é difícil de diagnosticar, pois apresenta sintomas semelhantes aos do hérnia de disco, Síndrome do Piriforme e artrose discal.
A dor, comumente referida como “dor ciática”, é devida à compressão do nervo lombar (L3, L4, L5 e S1), normalmente resultado de uma hérnia de disco.
A hérnia de disco mais comum ocorre entre as vértebras L5 e S1, responsáveis pela maioria das dores lombares. Existem outros fatores que também podem levar à compressão da raiz, como tumores, processos inflamatórios, osteófitos (mais conhecidos como “bico de papagaio“). A articulação cruzada lombar (L5 e S1) corresponde ao ponto de equilíbrio do corpo humano, de modo que os problemas assimétricos do quadril geralmente levam a problemas em todo o corpo.
Sintomas Lombociatalgia
O que é característico da dor lombociatalgia é a irradiação das nádegas e da coxa posterior para o pé. A intensidade da dor varia de desconforto leve a dor intensa, e os movimentos da coluna pioram a imagem dolorosa. Na maioria dos casos, observa-se um mau funcionamento que impossibilita que o paciente realize suas atividades de rotina, como trabalhar, deitar ou deitar. Em algumas situações, pode ocorrer um bloqueio funcional completo, deixando o paciente rígido em uma posição.
A dor pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, ocorre enquanto um determinado movimento está sendo realizado, por exemplo, levantando um peso, enquanto no segundo caso ocorre gradualmente. Outra característica comum desta condição é a rigidez matinal, que melhora a cada movimento. Mesmo movimentos mínimos, como espirros e tosse, causam dor.
Outras manifestações clínicas incluem:
- Parestesia da região ou da extremidade ou extremidades inferiores e pé;
- Intensificação da dor durante a palpação;
- Hipertrofia e hipertonia.
Diagnóstico Lombociatalgia
O diagnóstico é feito através de exame físico, apresentando a aparência clínica do paciente, juntamente com a radiografia, mostrando vários problemas associados à ocorrência de lombalgia, como:
- Escoliose;
- Diferença de comprimento entre os membros;
- Alterações sacro-ilíacas;
- Hiperlordose lombar;
- Espondilólise;
- Estreitamento do espaço entre as vértebras L5 e S1;
- Sacro horizontalizado.
Tratamento Lombociatalgia
O tratamento pode ser conservador, incluindo repouso e medicação ou tratamento cirúrgico. O descanso é altamente eficaz na dor lombar; No entanto, não pode demorar muito, porque períodos de descanso excessivos podem ter efeitos negativos no sistema músculo-esquelético. Até que o paciente consiga realizar suas atividades rotineiras, o período de descanso deve ser reduzido para incentivá-lo a retornar rapidamente ao seu trabalho.
Após excluir a causa específica da dor nas costas, o tratamento deve ter o objetivo de controlar a dor, para que o paciente possa alcançar a recuperação funcional o mais rápido possível.
O tratamento de escolha para dores nas costas é sempre conservador. No entanto, se a resposta for insatisfatória, alguns procedimentos invasivos podem ser realizados, como infiltrações na discopatia, tratamento cirúrgico de hérnia de disco no déficit neurológico agudo grave e outros procedimentos cirúrgicos.