Nervo Ciático Inflamado: Saiba Como Reconhecer

O nervo ciático inflamado costuma ser algo comum, onde a dor pode ocorrer por vários fatores e os principais sintomas são dor nas costas, nádegas ou ainda formigamento nas pernas.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Consiste em várias raízes e começa no final da coluna, atrás das nádegas e na parte posterior da coxa. Quando atinge o joelho, divide-se na tíbia e na fíbula comum e continua a caminho dos pés. Isso pode causar dor por formigamento, rachadura ou choque elétrico.

O que é Nervo Ciático Inflamado?

Dor ciática ocorre na compressão ou inflamação deste nervo. Os principais sintomas são desconforto severo nas costas, nádegas ou pernas, além de dificuldade em caminhar e manter a coluna. Nesses casos, é importante consultar um médico ortopédico ou fisioterapeuta para obter instruções sobre o tratamento adequado.

Muitas vezes, esses sintomas estão associados a alterações da coluna vertebral, como hérnia de disco, espondilolistese ou osteoartrite. Por esse motivo, é muito importante consultar um ortopedista ou fisioterapeuta quando os primeiros sinais da doença aparecerem. Profissionais realizam testes e exames para determinar se algo está apertando o nervo, causando desconforto.

Se uma pessoa tiver outros sintomas como, por exemplo, uma sensação de ardência, queimação e pernas cansadas, provavelmente não há relação com o nervo ciático. Estes são característicos da síndrome da dor miofascial, que muitas vezes é confundida com alterações na região.

Diagnóstico Nervo Ciático Inflamado

O diagnóstico pode ser feito pelo médico especialista com base nos sintomas apresentados. O exame para detectar uma alteração do nervo ciático deve ocorrer no consultório: o paciente está deitado de costas e levanta a perna esticada da maca. Dor ou formigamento podem indicar compressão ciática. Se também sentir desconforto na outra perna, isso indica doença espinhal grave, como uma hérnia de disco extrusa.

Exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, podem ser úteis na avaliação da coluna vertebral e ajudar a identificar o que comprime o nervo. Se a coluna estiver saudável e inalterada, a causa deve ser apenas músculos ou fáscia para facilitar o tratamento.

A suspeita de dano no nervo que ocorre apenas em caso de acidente grave pode exigir um eletroneuromiograma para avaliar o funcionamento da área.

Causas do Nervo Ciático Inflamado

O desconforto pode ocorrer quando a região é compactada. Esse é geralmente o caso quando o paciente é diagnosticado com hérnia de disco, constrição do canal no local onde a medula espinhal passa, desalinhamento da vértebra ou aumento do tônus muscular gluteo e aumento da força.

As pessoas que trabalham na academia e trabalham duro nas nádegas podem ficar com dor ciática quando o tônus é aumentado ou desenvolver uma contratura nas nádegas, mais especificamente no músculo piriforme. Cerca de 8% da população mundial sofre dessa condição, porque nelas as fibras nervosas entram nesse músculo. Se estiver muito apertado ou contraído, comprime o local e causa dormência, choque ou formigamento.

Tratamentos Nervo Ciático Inflamado

Pode ser feito com analgésicos, pílulas anti-inflamatórias, pomadas, bolsas térmicas e fisioterapia com exercícios específicos. As opções são:

Medicamentos:

Analgésicos, anti-inflamatórios e derivados da morfina são indicados para maior dor. Músculos e sedativos também podem ser exibidos pelo ortopedista. Uma maneira mais natural de combater os sintomas é tomar um complexo de vitamina B que melhora a saúde dos nervos.

Massagem:

É uma das melhores opções de tratamento em casa, pois alivia a dor e melhora o movimento. Deve ser realizado por um massagista ou fisioterapeuta. O uso adequado relaxa os músculos das costas, pernas e nádegas, reduzindo a compressão dos nervos. Lembre-se, ele deve ser usado em adição ao tratamento prescrito pelo médico.

Exercícios:

O descanso agrava a dor, além de permanecer na mesma posição por um longo tempo. Portanto, atividades físicas leves são bem-vindas. O alongamento é o mais recomendado inicialmente: uma boa opção é deitar o paciente de costas e abraçar as pernas.

À medida que a intensidade do desconforto diminui, exercícios de fortalecimento muscular podem ser realizados. O Pilates é uma excelente opção para ajudar na ciática, pois fortalece o abdômen e a coluna vertebral.

Fisioterapia:

Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático envolve sessões de fisioterapia com dispositivos que aliviam a dor e a inflamação. Exercícios de fortalecimento e técnicas manuais também devem ser usadas para mobilizar e esticar a perna afetada, melhorar o suprimento sanguíneo local e normalizar o tônus ​​dos músculos das nádegas e pernas.

Além disso, recomenda-se o calor localizado na área a ser tratada e o alongamento para aliviar a compressão nervosa. Para problemas relacionados à má postura, o fisioterapeuta também pode recomendar o tratamento chamado Reeducação Postural Global (RPG) para corrigir movimentos e estender os músculos.

Alimentação:

Durante uma crise ciática, alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, sementes de linhaça, chia e gergelim devem ser os preferidos. Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação do corpo – especialmente carne processada, como lingüiça e linguiça.

Tratamento alternativo:

Existem opções que complementam o tratamento, como acupuntura e reflexologia. Outra opção é a osteopatia: uma série de técnicas que esticam os músculos, puxam as articulações e tratam escoliose, hiperlordose e hérnia de disco (geralmente como causa da ciática).

Procedimento cirúrgico:

Ele é reservado apenas para os casos mais graves, se o hérnia de disco não melhorar após todos os tratamentos. Por exemplo, o cirurgião pode decidir remover o disco e colar uma vértebra na outra.

Prevenção Nervo Ciático Inflamado

Para evitar uma nova crise ciática, você deve:

  • Estique regularmente e escolha aqueles que esticam os músculos da perna e da coluna;
  • Evite a inatividade física e faça exercícios regularmente, como caminhadas, pilates ou exercícios aquáticos, para fortalecer e alongar os músculos;
  • Tente manter a postura correta das costas enquanto está sentado;
  • Sempre esteja no peso ideal;
  • Sempre segure o abdômen forte para proteger a coluna.

Nervo Ciático Inflamado durante a Gravidez

Durante a gravidez, essa condição é comum por causa do rápido ganho de peso, crescimento abdominal e alteração no centro de gravidade da mulher. Nesse caso, a mulher grávida deve consultar um médico ou fisioterapeuta para minimizar os sintomas que aparecem. O tratamento pode ser feito com exercícios de alongamento, compressas quentes e pomadas anti-inflamatórias.


Fontes:

https://www.metropoles.com/saude/como-identificar-e-tratar-a-inflamacao-do-nervo-ciatico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Como podemos te ajudar?